sexta-feira, 1 de outubro de 2010

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Não há o que discutir sobre a qualidade vocal de Eric Martin. Entretanto, muita gente conhece apenas seu trabalho como frontman do Mr. Big, ignorando uma riquíssima carreira solo, com álbuns excelentes, muitas vezes melhores que os de sua banda. E hoje lhes trago review de "I'm Only Fooling Myself", o álbum que mais gosto em sua carreira solo. Com grandes músicos convidados e um punhado de ótimas canções, o álbum é tiro certo.

Logo de cara temos "These Are The Good Times", poderoso mid-pacer que integrou a trilha sonora do filme "Iron Eagle" e de autoria de Myles Hunter. Gosto muito do andamento da canção e da cadência imposta pelo baixo pulsante, além dos teclados - na medida certa - e da performance de Mr. Martin, talvez a melhor do álbum. Em seguida chega "If You Believe Me", outro mid-pacer muito bacana. Mais uma vez, o baixo assume a frente e constrói a base junto com a bateria, mas a surpresa são os metais que se encaixam perfeitamente na melodia. Belíssima canção, assim como "Everytime I Think Of You", regrabada pelo FM dois anos mais tarde. Pessoalmente, prefiro a versão dos ingleses sob todos os aspectos, mas reconheço que o trabalho de Mr. Martin merece crédito e não faz feio dentro do conjunto do álbum. Compare as duas versões e tire suas conclusões.

Uma aura mais pop se apresenta em "I Can't Relax", mas sem detrimento do conjunto. Ao contrário, é uma ótima canção, daquelas que você ouve sem mesmo perceber de tão suave que é. Já "I'm Only Fooling Myself" se aventura um pouco mais dentro do território pop com resultado apenas satisfatório - na minha opinião - já que prefiro muito mais a versão gravada por Paul Young em 1991. Mas "Confess" me agrada em cheio mesmo quando a comparo com a excelente versão gravada por John Waite no mesmo período. Me agrada bastante o trabalho de guitarras e teclados nessa canção, e recomendo uma audição cuidadosa de tudo o que ouvimos até aqui.

Mas "Unfinished Business" destoa tremendamente das outras canções e não me agrada em nada, sob nenhuma ótica. Passe batido por ela e dê de cara com "Crazy World Like This", finalmente um AOR tradicional e bem bacana. Como sou do contra, ainda prefiro a versão da gloriosa Robin Beck - gravada dois anos depois - mas esta aqui não decepciona, ao contrário de outras canções. Em "This Is Serious" temos um pop rock que me lembra muito Daryl Hall & John Oates e, por isso mesmo, gosto bastante dessa canção, mesmo não sendo uma maravilha. E o álbum chega ao final com "Gonna Make A Lover Out Of You", mais um pop rock bacana e que merecia um approach mais rocker para se transformar em um petardo sonoro.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, um excelente álbum de um dos melhores vocalistas que o universo dos bons sons tem. Não bastasse a voz inconfundível e os músicos de primeira grandeza, o álbum conta com canções assinadas por gente como Billy Steinberg, Tom Kelly, Dan Hartman, Paul Delph, Neil Geraldo, Ellen Shipley, Charlie Midnight e outros, tecendo o fiel retratro dos bons sons que rolavam nas rádios da época, ao contrário do lixo que hoje infesta quase todo o espaço disponível na mídia. Material altamente recomendado.

ERIC MARTIN - I'm Only Fooling Myself
Released in 1987 via Capitol Records
Cat. #ST 12521

Tracklist
01. These Are The Good Times
02. If You Believe Me
03. Everytime I Think Of You
04. I Can't Relax
05. I'm Only Fooling Myself
06. Confess
07. Unfinished Business
08. Crazy World Like This
09. This Is Serious
10. Gonna Make A Lover Out Of You

Musicians
Eric Martin - Vocals
Guitars - Tim Pierce, Michael Landau, Richie Zito, Rick Nowels
Bass - Arthur Barrow, Mark Chole, Nathan East
Keyboards - Arthur Barrow,Gary Chang, Charles Judge
Saxophone - Danny Hull, David Boruff, David Woodford
Drums - Mike Baird, Vinnie Colaiuta, Mickey Curry
Percussion - Paulinho Da Costa
Horns - Ernie Watts, Gary Grant, Jerry Hey, Kim Hutchcroft
Backing Vocals - Philip Ingram Joe Pizzulo, Julia Waters-Tillman, Maxine Waters, Oren Waters

Um comentário:

Anônimo disse...

Eric Martin recorded two solo albums, "Eric Martin" and "I'm Only Fooling Myself". Personally, this recommendation is one of the best albums he has ever made.

Great one Juliano

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...