sexta-feira, 3 de agosto de 2012

OS 25 ANOS DE UM CLÁSSICO

Exatamente hoje, celebramos os 25 anos do lançamento do maravilhoso "Hysteria" (foto), o quarto álbum do Def Leppard e que até hoje é apontado como seu melhor trabalho. O álbum gerou seis hit singles - "Women", "Animal", "Hysteria", "Pour Some Sugar On Me", "Love Bites", "Armageddon It" e "Rocket" - e emplacou na posição #1 no Billboard Hot 200 Albums Chart e também no U.K. Albums Chart.

O álbum tinha o nome original de "Animal Instinct",e seria produzido por Robert John "Mutt" Lange, mas ele abandonou a pré-produção do trabalho - alegando exaustão - e a banda teve que recorrer a outro produtor: Jim Steinman. O resultado foi desastroso, já que a banda e o produtor tinham visões absolutamente opostas sobre a direção que o álbum deveria seguir. No final, a banda dispensou Steinman (e pela quebra de contrato pagou uma multa altíssima) e decidiram assumir a função eles mesmo, com o auxílio do veterano Nigel Green, engenheiro de som que trabalhava com Mutt Lange.

Logo depois - exatamente no dia 31 de Dezembro de 1984 - o baterista Rick Allen sofreu o grave acidente que resultou na amputação de seu braço esquerdo. Foi esse motivo que impediu a vinda da banda à primeira edição do Rock In Rio. Ainda, criou-se uma tremenda expectativa sobre o futuro do baterista na banda, mas sua idéia maluca de criar um kit eletrônico que ele pudesse tocar com o auxílio de pedais deu muito certo. Foi durante esse período que o Def Leppard - aos poucos - convenceu Mutt Lange a retomar a produção do álbum, já bastante atrasada. Não bastasse o acidente de Allen, o produtor também sofreu um acidente de carro, e o vocalista Joe Elliott teve caxumba.

Em Janeiro de 1987, a banda terminou as gravações do álbum (que levaram quase quatro anos para serem concluídas), mas Mutt Lange passou outros três meses mixando o material. 

Quando lançado, o álbum fez tremendo sucesso na Europa, as a banda ainda visava o mercado norte-americano, onde tiveram êxito com o excelente álbum "Pyromania", lançado em 20 de Janeiro de 1983. A escolha do single promocional nos Estados Unidos ("Women", ao contrário de outros países que tiveram "Animal" como single promocional) não ajudou muito, mas quando a destruidora "Pour Some Sugar On Me" começou a tocar nas rádios, a situação mudou. A banda vendeu quase 500.000 do single em um dia!!!

O álbum "Hysteria" figurou nas paradas pelos próximos três anos e está na posição #51 na lista dos álbuns mais vendidos na história dos Estados Unidos. Além disso, figurou por 96 semanas no Billboard Top 40 e vendeu mais de 20 milhões de cópias mundo afora.

Os fãs mais xiitas do Def Leppard não gostam desse trabalho, alegando sempre que a banda "suavizou" sua sonoridade e "se vendeu". Ridículo.

Esse é um daqueles álbuns perfeitos, onde não existe uma canção fraca. O conjunto todo funciona muito além da média e a banda estava no auge da forma. Não bastasse isso, é impressionante ouvir o que Rick Allen fez na bateria com apenas um braço. Eu tive o grande prazer de assistir a 3 shows da "In The Round, In Your Face Tour" e confesso que - como baterista - me emocionei ao ver Mr. Allen em ação. Infelizmente, essa foi a última tour onde o lendário Steve Clark tocou.

Em 24 de Outubro de 2006, "Hysteria" ganhou uma reedição com dois cds, trazendo o tracklist original (totalmente remasterizado) e todos os b-sides dos singles da época do lançamento do álbum.

Eu poderia escrever sobre "Hysteria" por dias, mas certamente me faltariam adjetivos para classificá-lo. Prefiro fugir da redundância e dizer, apenas, que considero esse álbum uma verdadeira e genuína obra-prima, no mais puro sentido da palavra.

Se é possível que você ainda não conheça esse álbum, recomendo uma visita ao Youtube para buscar os vídeos dos singles que mencionei no início da matéria. E recomendo a compra desse álbum sem a menor sombra de dúvida.

Assim como muito fãs, esse é o álbum que mais curto na longa carreira do Def Leppard e fico feliz em ter vivido aquela época, quando a banda derrubou todas as dúvidas sobre seu futuro e ressurgiu de maneira incontestável.

3 comentários:

DEEMON disse...

Esse disco eu poderia ouvir o dia todo. Eu comprei esse play logo quando saiu e ouvia a toda hora. Sei que tem muita gente que detesta esse play pelo seu andamento Aor/Melodic rock porém, trata-se de uma grande obra!

Ana disse...

Danem-se os entendidos-certinhos-tradicionais, estou ouvindo neste momento o CD Hysteria e não me canso de curtir, na época não era muito ligada neles, depois de ouvir músicas do Def Leppard em rádios especializadas comprei em 95 a coletânea VAULT e gamei de vez, daí obtive o K7 de Hysteria e ia prá cima e prá baixo com o velho Walkman ouvindo sem parar. 25 anos bem lembrados =)

DEEMON disse...

Isso ai Ana, tem muito cara que detona o Histeria, mas no fim acaba sempre batento os pés quando ouve alguma musica desse disco...Meu preferido é o Pyromania porém, o Histeria tem uma magica nele que faz a gente ficar vidrado do começo ao fim do disco. Sensacional!!!
Abraço

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...