sexta-feira, 21 de setembro de 2012

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Quando os ingleses do Then Jerico se reuniram para gravar seu segundo álbum, a banda já tinha o reconhecimento de público e crítica na Europa. Apoiados nos inconfundíveis vocais de Mark Shaw, os excelentes músicos que integravam o grupo tinham a atenção de todos os amantes dos bons sons que ansiosamente aguardavam o próximo capítulo na história da banda. E a primeira amostra disso foi "Big Area", o primeiro single a promover o álbum homônimo do Then Jerico.

Simplesmente, "Big Area" é um rocker descomunal!!! Com um vídeo simples, mas muito bacana (e que pode ser assistido aqui), a canção explodiu na Europa e emplacou na posição #4 do disputadíssimo U.K. Singles Chart. Com as guitarras frenéticas de Scott Taylor e Rob Downes, essa canção é absolutamente empolgante. Os teclados envolventes de Chris Youdell se misturam a bateria intermitente do talentoso Steve Wren e ao baixo pesado de Jasper Stainthorpe, culminando em um resultado impressionante. O andamento dessa canção é arrasador, e a métrica, certeira. A interpretação de Mark Shaw merece destaque e, sinceramente, não consigo imaginar outra pessoa cantando essa canção.

"Big Area" foi produzida pelo veterano Gary Langan e permanece, até hoje, o single mais bem sucedido da carreira do Then Jerico, e não é para menos. Ouça essa canção no volume máximo, com as janelas abertas e sem nenhuma moderação.

Em seguida temos "The Big Sweep (Dance Mix)", outro rocker bem bacana (esse foi o primeiro single da carreira da banda, originalmente lançado em 1985) que privilegia as guitarras, mas aqui a bateria tem mais destaque. Me agrada demais a batida simples e envolvente de Wren e a linha de baixo de Stainthorpe, conferindo mais dinâmica à canção. Mesmo sem o brilho da canção anterior, "The Big Sweep (Dance Mix)" deve agradar em cheio.

Seguimos com "The Motive (U.S.A. Mix)", uma versão editada de um dos grandes sucessos da banda, originalmente lançada em 1987 e que atingiu a posição #18 no U.K. Singles Chart. Uma vez mais, a dupla bateria/baixo se destaca, construindo uma sólida base por onde guitarras despretenciosamente calculadas desfilam com precisão. Andamento perfeito, métrica caprichada e arranjo envolvente fazem dessa canção um dos grandes sucessos da banda e uma das preferidas pelos fãs. Outra canção para ser ouvida sem moderação, e cujo vídeo você pode assistir aqui..

A última canção do single é uma regravação de "Trampled Underfoot", clássico do Led Zeppelin. Quem me conhece sabe que não muito favorável a essa coisa de regravações, mas confesso que essa versão do Then Jerico me agrada. Talvez, porque a banda não se preocupou em soar como o Led Zeppelin, mas sim aliar sua própria sonoridade à canção escrita pelos legendários  Robert Plant e Jimmy Page. Enfim, ouça com cuidado e tire suas próprias conclusões.

Depois do álbum "The Big Area", a banda se desfez, mas Mark Shaw carregou o bom nome do Then Jerico e gravou outros trabalhos, mas nada com o mesmo brilho. Mas graças aos deuses dos bons sons, no dia 05 de Março desse ano a banda anuciou a reunião do lineup original para uma série de shows na Inglaterra, onde tocarão na íntegra o clássico "The Big Area", além de estarem trabalhando em novas canções para um álbum a ser lançado em 2013. O futuro parece promissor, uma vez mais, para o Then Jerico...

Resumindo, queridonas e caríssimos, "Big Area" é, sem dúvida alguma, uma das canções clássicas da década de 80. Aliando um sofisticado AC Rock aos melhores elementos do bom e velho AOR, a mistura é explosiva e contagiante sob os mais diversos aspectos. Em 2011 eu já havia recomendado a descomunal "What Does It Take?" (leia o review aqui), e se você ainda não conhece os bons sons do Then  Jerico, não faz idéia do que está perdendo. Recomendo sem medo...

THEN JERICO - Big Area CDS
Released in 1989 via London Records
Cat. #LONCD 204   INT 886 36-2

Tracklist
01 Big Area
02 The Big Sweep (Dance Mix)
03 The Motive (U.S.A. Mix)
04 Trampled Underfoot

Lineup
Mark Shaw: vocals
Steve Wren: drums
Rob Downes: guitars
Scott Taylor: guitars
Jasper Stainthorpe: bass
Chris Youdell: keyboards

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...