sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

O Canadá gerou muita coisa bacana na década de 80 e entre os maiores nomes da época está o Glass Tiger, banda que lançou seu primeiro álbum em 1986, deixando sua marca no cenário AOR/AC Rock da época.

Dois anos depois a banda retornava à ativa com "Diamond Sun", um álbum com letras mais maduras e uma sonoridade mais polida e trabalhada, ao contrário do som alegre que marcou sua estréia. Mas não se deixe enganar, a alta qualidade que caracterizou o Glass Tiger foi repetida e isso se evidencia facilmente em "Far Away From Here", um dos singles encarregados de promover a nova empreitada da banda e, sem dúvida alguma, um dos grandes destaques daquele álbum.

A excelente "Far Away From Here" - assista ao vídeo aqui - é um rocker envolvente, onde uma linha de baixo proeminente embala a canção acompanhada pela alternância de guitarras acústicas e elétricas - especialmente ao longo dos versos - e também pela incessante levada da bateria. Me agrada demais as b-sections crescentes e o refrão, que soa até discreto. Essa canção funcionava excepcionalmente bem ao vivo e permanece como fixa nos setlists da banda. Belíssimo momento na discografia do Glass Tiger e que merece múltiplas audições.

Glass Tiger, circa 1988: Conelly, Parker,
Hanson, Frew e Reid
"This Island Earth" tem proposta absolutamente oposta a faixa anterior, já que é bem mais introspectiva e ate sombria, musicalmente falando. Com uma base envolvente de bateria, baixo e sintetizadores, as guitarras surgem ocasionalmente enquanto os vocais desfilam suavemente em meio a uma organizada catarse instrumental. A melodia é bastante envolvente e o próprio andamento da canção favorece essa sensação, que se torna ainda mais evidente ao mesclar versos, b-sections e refrão de maneira quase imperceptível. Uma belíssima canção, com um arranjo requintado, bastante elaborado e que merece sua total atenção.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Far Away From Here" mostra a franca evolução em meio a qual os canadenses do Glass Tiger se encontravam em 1988. O resultado final foi além do esperado e o álbum "Diamond Sun" se tornou um grande sucesso. 

E as canções do single apresentado aqui retratam, ainda que de forma contida, a versatilidade de uma banda que nunca foi linear em seus trabalhos. Se você ainda não está familiarizado com os bons sons do Glass Tiger - ou se conhece apenas aquelas duas canções - rescomendo apostar em "Far Away From Here"

Acredite, há grandes chances de você se surpreender...

GLASS TIGER - Far Away From Here (7" Single)
Released in 1988 via EMI-Manhattan Records
Cat. #B-50144

Tracklist
Side A
01 Far Away From Here
Side B
01 This Island Earth

Lineup
Alan Frew: vocals
Sam Reid: keyboards
Wayne Parker: bass
Al Connely: guitars
Michael Hanson: drums, additional guitars

Guest musicians
Lisa Dalbello: backing vocals
Arnold Lanni: backing vocals
Jim Vallance: additional keyboards and drums

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...