sexta-feira, 3 de novembro de 2017

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Em 1993, dois anos depois da exaustiva tour que promoveu o monstruoso "Brigade", o Heart voltou à ativa com o ótimo álbum "Desire Walks On", trabalho que colocou as irmãs Wilson de volta no controle das composições, o que implicou em uma sonoridade diversa daquele AOR polido e brilhante ao qual estávamos acostumados, mas a qualidade permaneceu intocada. E para promover o novo trabalho a poderosa "Will You Be There (In The Morning)" foi escolhida como segundo single, e que single é esse!!! Trazendo a banda com algumas mudanças no lineup e Ann Wilson inspirada como sempre, essa canção - escrita por ninguém menos que Robert John "Mutt" Lange - coloca o Heart no lugar onde saem-se muito bem: o AOR norte-americano, bem produzido e feito sob medida para o rádio. Não tinha como essa receita desandar.

A massacrante "Will You Be There (In The Morning)" é mid-pacer construído com todos os mais característicos elementos presentes nas composições de Mutt Lange: bateria pesadíssima, baixo volumoso em primeiro plano e guitarras precisamente distribuídas ao longo dos versos e mais evidentes no refrão. Claro, alie-se tudo isso ao incomparável vocal de Ann Wilson e você tem um hit nas mãos. É fisicamente impossível resistir à essa canção, já que o andamento da bateria é um convite para se batucar com o que estiver ao seu alcance. O refrão é arrasador, com toda aquela explosão que só Ms. Wilson é capaz de entregar e que permanece, sem dúvida alguma, entre os melhores momentos do Heart. Múltiplas audições, janelas abertas, nenhuma moderação e air guitars (ou air drums, se preferir) são recomendados.

Na sequência temos "Risin' Suspicion", rocker inédito e escrito pelas irmãs Wilson e Leese em parceira com Lou Gramm e Mick Jones. Só isso deveria ser suficiente para despertar seu interesse. Mas saiba que Mr. Gramm empresta sua voz (comedidamente e em tom bem mais baixo que o usual, é verdade) nesse rocker bem cadenciado, com guitarras em primeiro plano (cortesia de Mr. Jones) e embaladas por uma hipnotizante bateria programada. O arranjo é bastante simples e despojado, o que oferece um contraponto bastante interessante à canção anterior, veladamente rebuscada e produzida ao extremo. Uma pena "Risin' Suspicion" não ter entrado no álbum, já que é um momento único do Heart trabalhando com a dupla Gramm/Jones. Mais audições, menos moderação e janelas mais abertas são recomendadas.

As geniais Ann Wilson e Nancy Wilson, circa 1993
Em resumo, caríssimas e caríssimos, "Will You Be There (In The Morning)" é um belíssimo single por dois motivos bastante óbvios: o Heart funciona esplendidamente bem quando usa canções de Mutt Lange. Além disso, o single traz a colaboração de Gramm e Jones em uma canção inédita e muito, muito bacana. Ainda, vale dizer que o álbum "Desire Walks On" foi o último trabalho da banda que conta com o talentosíssimo Howard Leese. A partir daquele momento, a banda se afastou definitivamente do AOR e retomou a sonoridade com apelo setentista que os tornaram conhecidos. Uma pena, haja vista que o Heart soa cada vez mais riponga (na minha opinião) e menos interessante. Ainda bem que temos registros mais brilhantes para lembrar da grandeza que essa banda já teve e o quão influente já foi, especialmente na década de 80, por mais que a banda insista em torcer o nariz para o período (mas não para a montanha de dinheiro que ganharam).

Seja como for, "Will You Be There (In The Morning)" é um precioso registro do Heart e que merece um lugar em sua coleção, sem a menor sombra de dúvida. Material mais que recomendado...

HEART - Will You Be There (In The Morning) CDS
Released in 1993 via Toshiba EMI Ltd. (Japan)
Cat. #TODP-2420

Tracklist
01Will You Be There (In The Morning) (Assista ao vídeo aqui)
02 Risin' Suspicion

Lineup
Ann Wilson: vocals
Nancy Wilson: vocals, guitars
Howard Leese: guitars, backing vocals
Denny Carmassi: drums, percussion
John Purdell: keyboards, backing vocals
Schuyler Deale: bass

Guest musicians
Lou Gramm: vocals on "Risin' Suspicion"
Mick Jones: guitars on "Risin' Suspicion"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...