sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

Em uma época onde álbuns de melodic hard rock proliferam mais que mosquito da dengue em país tropical, um trabalho absolutamente voltado para a escola mais tradicional do westcoast seria improvável. Ainda mais improvável se trouxesse nomes consagrados no estilo e há muito longe dos holofotes. Pois é exatamente essa combinação de fatores que chama muito a atenção no excelente "Walkin' On Air", projeto criado pelo arranjador, produtor e compositor finlandês Tomi Malm (responsável pelo tributo "Fly Away:The Songs Of David Foster", de 2009) e que conta com uma monstruosa constelação de grandes nomes do westcoast. A sonoridade é a mais tradicional possível, o que imediatamente nos remete ao final dos anos 70 e início dos 80, quando boa parte dos grandes clássicos do westcoast foi lançado. E se você curte esse estilo e toda o requinte e alta qualidade que ele exige, esse álbum é uma belíssima surpresa!!!

A instrumental "Kuwakarabisha" abre o álbum com propriedade, trazendo uma levada suave e envolvente, como todo bom westcoast deve ser, sendo seguida pelo excelente uptempo "Favor" (com um fabuloso arranjo para bateria e baixo) e pela linda balada "When You're Gone" (com base acústica), além da espetacular "Walkin' On Air", que traz o grande Jason Scheff em plena forma e esbanjando classe.

"Show Me A Sign" é uma balada lindíssima que traz o incomparavável Warren Wiebe (falecido em 1998) acompanhado da polonesa ZoSia Karbowiak em um dos momentos mais marcantes do álbum, onde o talento vocal de ambos transborda facilmente. E falando em talento vocal, o sempre espetacular Jeff Pescetto traz mais uma daquelas performances irretocáveis em "Perfect Imperfection", balada arrebatadora com arranjo e métrica que remetem a meados dos anos 80, em outro grande momento do álbum, enquanto "Still Life" é um interlúdio instrumental que soa bastante como uma ótima ideia para uma canção. Uma pena não ter sido desenvolvida...

Guitarras acústicas compõe a base de "Wouldn't It Be Kinder", uma linda balada onde Shem Von Shroeck desfila seus vocais feitos sob medida para o westcoast, enquanto Jerry Lopez chega com "Let's Get To It", canção com arranjo uptempo caprichado e com baixo em primeiro plano e ilustre presença de metais em outro grande momento do álbum. Já "A Reason To Smile" - com seus pouco mais de dois minutos - é uma balada bastante intimista, mas confesso que a considero o ponto fraco do álbum por conta do arranjo melancólico, mas ouçam e tirem suas próprias conclusões.

Tomi Malm, circa 2017
E na reta final temos "You Belong With Me", uma linda balada interpretada por ninguém menos que o grande Clif Magness em um dos mais marcantes momentos do álbum, enquanto "Today" fecha o álbum de maneira serena e delicada, numa balada construída com guitarra e teclados caprichosamente encerrados em pouco mais de dois minutos.

Em resumo, caríssimas e caríssimos, posso afirmar que há muito tempo não ouço um álbum de westcoast tão bem elaborado e bem produzido quanto "Walkin' On Air". Com um repertório brilhante, intérpretes geniais e muito bom gosto distribuído ao longo de 12 canções, esse trabalho mostra que Tomi Malm é, de fato, um nome a ser observado dentro do cenário westcoast, já que 10 das 12 canções trazem sua assinatura. Em um ano amplamente dominado pelo Melodic Hard Rock, um álbum de westcoast tão caprichado merece destaque e aplausos, além de muitas recomendações. Se você curte o estilo, acredite, "Walkin' On Air" vai te surpreender... e muito!!!

TOMI MALM - Walkin' On Air
Released on Oct. 2017 via Contante & Sonante
Cat. #CSCD 0217

Tracklist
01 Kuwakarabisha
02 Favor (Featuring Frank Adahl)
03 When Your're Gone (Featuring Julian Thomas)
04 Walkin' On Air (Featuring Jason Scheff)
05 Show Me A Sign (Featuring Warren Wiebe And ZoSia Karbowiak)
06 Perfect Imperfection (Featuring Jeff Pescetto)
07 Still Life (Interlude)
08 Wouldn't It Be Kinder (Featuring Shem Von Shroeck)
09 Let's Get To It (Featuring Jerry Lopez)
10 A Reason To Smile (Featuring Julian Thomas)
11 You Belong With Me (Featuring Clif Magness)
12 Today (Featuring Ashton Moran)

Musicians
Vocals: Clif Magness, Warren Wiebe, Jason Scheff, Jeff Pescetto, Frank Adahl, Julian Thomas, Ashton Moran, Jerry Lopez, Shem Von Shroeck, ZoSia Karbowiak
Guitars: Tomi Malm, James Harrah, Lolo Alvarez, Porti, Dan Warner, Bernt Rune Stray, Jerry Polez
Bass: Jason Scheff, Neil Stubenhaus, José Manuel Posada "Popo", Alex Al, Lars-Erik Dahle, Allan Nagel
Drums: John "J.R." Robinson, Simon Phillips, Vinnie Colaiuta, Olli Estola, Lars Daugaard, Ruben Dalen, Jarmo Valari
Keyboards: Robbie Buchanan, Tomi Malm, Eirik Berge
Percussion: Luis Conte, Lars Daugaard
Alto saxophone: Eric Marienthal, Brandon Fields
Flugelhorn: Patrik Eriksson
Horns: Eric Marienthal, Mattias Lejdal, Patrik Eriksson, Danny Falcone, Eric Tewalt, Gil Kaupp
Backing Vocals: Clif Magness, Jason Scheff, Jeff Pescetto, Frank Adahl, Tomi Malm, ZoSia, Bjjarne Langhoff, Gabriel Raya, Shem Von Shroeck, Jerry Lopez, Ashton Moran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...