sexta-feira, 11 de maio de 2018

RECOMENDAÇÃO DA SEMANA

O britânico John Parr foi um dos grandes nomes do rock nos anos 80, tendo lançado dois ótimos álbuns em 1984 e 1986, além de ser nome frequente em várias trilhas sonoras. Compositor completo, Parr também escreveu material para gente como Roger Daltrey (seu maior sucesso nos Estados Unidos é de autoria de Parr), Romeo's Daughter, Seven, Tom Jones, Meatoaf e muitos outros. Com um estilo que aliava uma vertente pop com uma sonoridade rocker, Parr distinguia suas canções de tantas outras por conta de seu vocal, característica que mantém ainda hoje. Mas depois de seu último álbum lançado na década de 80, Parr levaria seis anos para retornar ao cenário e foi o excelente "Man With A Vision" que promoveu essa volta. A faixa-título foi eleita para ser o primeiro single promocional, e com muita justiça.

"Man With A Vision" é um rocker crescente e envolvente, com uma abundante base de teclados acompanhada por um baixo potente, bateria bem cadenciada e guitarras pontuais muito bem distribuídas. Os versos são contidos até o refrão, quando tudo avança para a linha de frente em uma explosão arrepiante de melodia, magistralmente impulsionada pelos certeiros vocais de Parr. Essa canção é de sua autoria mas foi gravada originalmente pelo Seven e é bastante interessante ouvir ambas como base de comparação. Seja como for, "Man With A Vision" é uma dose cavalar de bons sons e merece volume máximo e nenhuma moderação.

Já a linda "Forever's Not For Everyone" é uma balada que tem, uma vez mais teclados emoldurando o conjunto. Mas aqui, as guitarras ganham mais destaque e contam com a presença de metais pontuais em breves momentos que me fazem lembrar da fase 80s do Chicago. Na verdade, essa canção soa muito mais como o material que Parr gravou em 1986 do que qualquer outra coisa. Me agrada muito o andamento - soando quase como um mid-pacer - assim como a métrica, mas é a interpretação o ponto alto no conjunto. Aqui, John Parr explora seu vocal com maestria em uma canção absolutamente fantástica e que, assim sendo, merece sua absoluta e irrestrita atenção.

Finalmente, "Come Out Fightin'" é um rocker arrasador, onde bateria e guitarras assumem a linha de frente acompanhadas por um baixo volumoso. O andamento dinâmico ao longo dos versos e b-sections levam a um refrão explosivo - perfeito para o vocal de Parr - que fica ecoando na cabeça. O saxofone me lembra - e muito - a excelente "Two Hearts" (lançada em 1986 no clássico "Running The Endless Mile", resenhado aqui) e, de maneira geral, essa canção tem estrutura melódica bastante semelhante a muita coisa que Parr gravou na década anterior. Eis aqui mais um grande momento que merece volume máximo e janelas abertas.

John Parr, circa 1992
Em resumo,caríssimas e caríssimos, "Man With A Vision" mostra John Parr fazendo a transição entre duas décadas musicalmente distintas, mas com a mesma qualidade que caracteriza seus trabalhos. O curioso é que, em entrevista concedida a Get Ready To ROCK! em 2011, Parr revelou que todo o material do álbum "Man With A Vision" eram demos (!!!) que foram lançadas pela ausência de material mais recente na época. Isso explica o porque algumas das canções daquele álbum tem uma evidente aura oitentista. John Parr continua ativo (eu álbum mais recente, "The Mission", foi lançado em 2012), mas de maneira mais notável como compositor e produtor. De qualquer maneira, sé possível que você ainda não esteja familiarizados com os bons sons de John Parr, "Man With A Vision" é um ótimo cartão de visitas. Uma saudável dose de bons sons que merece, sem dúvida alguma. um lugar em sua coleção...

JOHN PARR - Man With A Vision CDS
Released in 1992 via Music For Nations
Cat. #CDKUT 144

Tracklist
01 Man With A Vision
02 Forever's Not For Everyone
03 Come Out Fightin'

Musicians
John Parr: vocals, guitars
Richard Cottle: keyboards, saxophone, programming
Paul Hodson: programming
Peter Goalby: guitars

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Devido as chuvas aqui o sul da Terra Brazilis , não teremos a Recomendação Da Semana hoje. Retornaremos em breve...